
5. Anísio Teixeira - Contribuições para o ensino superior brasileiro.
Anísio Spínola Teixeira (1900-1971) compunha uma geração de intelectuais que
apresentava como objetivo central de suas ações a construção de uma sociedade
desenvolvida e moderna por intermédio da Educação. Defensor de uma educação
pautada na cultura nacional, Teixeira inseriu-se no cenário educativo como educador e
administrador. Seu legado obteve relevante importância por meio de sua significativa

O certo é que de volta da Europa, em 1925, propõe o projeto de reforma do ensino baiano no qual defende a concepção de que a escola deve oferecer uma educação integral, desenvolvendo nos alunos qualidades cívicas, morais, intelectuais e de ação. O seu envolvimento com a educação permaneceu, por toda a sua vida. Como homem de ação, comprometido com o ensino público brasileiro, mostrava-se sempre inquieto, em busca de encaminhamentos e de soluções para as questões educacionais, de forma especial, voltados para a expansão do ensino escolar para as classes populares. Ele acreditava que as modificações da sociedade brasileira precisavam modificar o homem também e esse papel deveria ser da escola que daria a esse "novo homem" uma visão democrática da vida. "Fácil demonstrar como todos os pressupostos em que a escola se baseava foram alterados pela nova ordem de coisas e pelo novo espírito de nossa civilização", costumava se referir ao novo estado das coisas que deveria estar associado às transformações materiais, mudança da escola e consequentemente do homem que dela participava. Foi também o criador da Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (atual CAPES), criada em 11 de julho de 1951.Criador da Universidade do Distrito Federal (UDF), em 1935, Consciente da extrema complexidade existente no propósito de conceber a institucionalização de uma universidade idêntica aos modelos estrangeiros de ensino e pesquisa no Brasil, o posicionamento de Teixeira se fez presente na defesa de um modelo de universidade que não consistisse apenas em um mero ‘transplante’"de ideias e modelos exteriores, como se havia criado no Brasil até o momento, mas na tentativa de organização de uma instituição nacional e de acordo com o seu tempo. Os projetos elaborados por Teixeira das instituições de educação
superior conseguiram ser, a um só tempo, republicanos, ousados e
inovadores, provocando, em conseqüência, fortes reações dos setores mais
conservadores da sociedade brasileira. Podemos destacar ele também , como um dos grandes percursores e incentivadores das pós graduações, e que acreditava na revolução superior como chave para um futuro social mais igualitário e libertador.
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